quinta-feira, 21 de maio de 2015

MENSAGEM PARA O DIA DO PASTOR.




Um homem que, às vezes, tem que agir como super-homem. Um líder que, às vezes, tem que agir como servo. Um servo que, às vezes, tem que agir como líder. Um filho que tem que agir como pai. Um pai que tem que agir como filho. Um amigo que tem que agir como crítico. Um crítico que tem que agir como companheiro. Um dono que tem que cuidar do que não é seu. Tudo isso na forma de um único ser, de um único homem. O pastor. Pastor de ovelhas. Das ovelhas do Senhor. Foi por isso que Deus deu a cada um algo especial. Um fruto. O fruto do Espírito. Do Espírito Santo de Deus. Esse fruto é composto de nove características bem específicas. Que não podem faltar naquele a quem ele escolheu para conduzir suas ovelhas? Existem as qualidades básicas para ser um bom pastor. E a primeira de todas é o:
Amor: aqui representado como uma maçã. Dizem que uma maçã por dia prolonga os dias de vida de uma pessoa. Assim como a maçã, o amor deve ser diário. Um pouco por dia gera vida. Gera outras vidas. Aquele que é o detentor da guarda das ovelhas do Senhor, o pastor deve ter em primeiro lugar o amor a essas ovelhas. Amor incondicional. Amor sem igual. Amor que não olha defeitos. Amor abnegado. Amor que gera amor. Outra qualidade básica de um bom pastor é a alegria:
Alegria: aqui representado pelas uvas. A Bíblia relata que o suco das uvas são fontes de alegria, mas a verdadeira alegria está em fazer que dias de lágrimas se transformem em dias de alegrias festejados em dias de salvação. E ainda há a paz:
Paz: aqui representando pelas mangas. De igual modo as mangas devem ser cultivadas em clima favorável. A manga é considerada a rainha das espécies assim como a paz, que: Alimenta o coração do pastor. Que vem direto do trono do Senhor. Que gera o amor. A alegria. E descanso nas mãos do Criador. Mas para ser um bom pastor. Pastor das ovelhas do Senhor é preciso muito mais. É preciso ter ainda as virtudes sociais. Virtudes manifestadas pela longanimidade:
Longanimidade que assim como, para se apreciar o sabor do abacaxi é preciso ter paciência para descascá-lo até chegar a seu néctar, o pastor cheio do Espírito deve ter longo ânimo. Longo ânimo para guardar a noiva de Cristo. Longo ânimo para guerrear contra a hostilidade do mundo e protegê-la. Para apagar as afrontas sofridas. Para não dar lugar a feridas. E ser como uma pera. Esta é suave eterna, assim como a benignidade:
Benignidade, Esta representada pela pera que é suave eterna um pálido reflexo da benignidade primordial manifestada por Deus demonstrando em si mesmo o bem-querer que Deus tem para os seus e a bondade.
 A bondade. Essa é a virtude que completa o chamado de um bom pastor. Bondade é como a goiaba: não é muito doce, mas em nada amarga. E dela é feito o doce mais doce. É como a excelência moral e espiritual, criada pelo Espírito. A bondade reflete a generosidade de coração e de ações. Mas para ser completo o bom pastor de ovelhas deve ter as características da graça:
: assim como os morangos que, apesar de pequenos, são atrativos aos olhos. Sendo suculentos e essenciais para a vida. É como na vida do pastor. A fé deve ser o atrativo para que pessoas voltem-se a Deus e para que Deus olhe para as ovelhas.
Mansidão: a graça em uma vida de mansidão é como um maracujá que produz calma, tranquilidade e a generosidade de Deus.
Domínio próprio: é como as bananas. É preciso amadurecer, esperar o tempo certo de agir, de falar. Aqueles que realmente exercem esta virtude levam todo o pensamento à submissão e obediência a Cristo. Assim como as frutas produzem benefícios para nossos corpos.
Assim o fruto do espírito produz em nós virtudes espirituais que juntas geram laços. Laços fraternos. Laços de amizades. Laços de companheirismo. Laços eternos. Com a única finalidade de adorar a Deus e gerar vidas para Deus.
E isso, amados pastores, vemos em vocês: homens comuns. Feitos a imagem do Altíssimo. E incumbidos de serem guardiões do rebanho eterno.

PARTICIPAÇÃO DO SETOR 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI