sexta-feira, 2 de outubro de 2009

COMEMORANDO O DIA DO PROFESSOR

(Recitativo - Jogral - Homenagem aos professores)

COMO SURGIU O DIA DO PROFESSO

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caitaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fontes: Site www.diadoprofessor.com.br

DIA DO PROFESSOR
A você professor cristão, que se dedica à evangelização das crianças na Escola Dominical ou Semanal, na Classe Bíblica de crianças
ou em qualquer outra classe, os nossos cumprimentos, rogando a Deus que sustente sua vida par o Seu serviço. As nossas palavras pouco expressam do que gostaríamos de lhe falar. Por isso, selecionamos parte da Palavra Eterna, no acróstico que lhe oferecemos, desejando que lhe seja uma preciosa mensagem.


ACRÓSTICO

Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da verdade. (II Tim. 2:15)
Remindo o tempo porque os dias são maus. (Efésios 5:16)
Ora, além disso o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. (I Co. 4:2)
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (I Ts. 5:24)
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. (Pv. 22:6)
Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações. ( Cl. 3:15)
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap. 2:10-c)
O que ensina, esmere-se no fazê-lo. (Rm, 12:7-b)
Regozijai-vos sempre. (I Tes. 5:16)

Cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo. (Cl.3:24)
Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. (Prov. 3:6)
Inclinei o meu coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim. (Sl. 119:112)
Sede pois, imitadores de Deus como filhos amados. (Ef. 5:1)
Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos. (Sl. 119:68)
à terra, Senhor, está cheia da tua bondade: ensina-me os teus decretos. (Salmos 119:64)
O fruto do justo é árvore da vida, e o que ganha almas é sábio. (Prov.11:30)

Tema: PROFESSOR
Acróstico - características de um bom...
PositivoRecíprocoOrganizadoFrancoEspecialSábioSociávelOtimistaResponsável


AGRADECIMENTO
Obrigado professor!Por ter em mente que um dia serei gente.Obrigado professor pelas broncas que me deu pois sem elas não poderia chegar até aqui.Obrigado professor por até hoje me aturar apesar das minhas travessuras jamais deixou de me ensinar.Obrigado professor por entrar em meu caminho sempre me tratou com amor e muito carinho.Obrigado professor por sempre me ensinar por isso e outras coisas sempre irei te amar.Obrigado professor por me oferecer alegria, agora curta seu merecido dia. Feliz dia dos Professores!

RECADINHO AO PROFESSOR
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!(Autor desconhecido)



PARA A CRIANÇA
Hoje Comemoramos o dia do professor. Este dia está reservado para prestarmos uma homenagem a aqueles que nos ensinam. Os professores merecem o nosso respeito e carinho. . Eles dedicam a sua vida a nos ensinar.
Para ser um professor e preciso muita renuncia. Mas se é assim tão complicado porque alguém escolhe ser professor ? Quando alguém escolhe a profissão de professor é porque ele tem amor em ensinar. Na Igreja temos também professores. Os professores da igreja ensinam por amor e porque Deus os chama . Eles não recebem nenhum salário da Igreja . Fazem como voluntários ,que são pessoas que se oferecem para trabalhar ou fazer alguma tarefa de graça . Será que todos os professores não merecem o nosso respeito? Claro que sim. Existem algumas crianças que não respeitam seus professores. Conversam na hora da explicação, e até falam palavrões e respondem os professores . Jesus foi o maior professor. Ele nos ensinou a obedecer aos nossos mestres. . Criança que tem Jesus no coração é um aluno obediente . Fale uma palavra de carinho ao seu professor . Ele merece . Ore por ele .

JOGRAL
1. Classe ...) A diretoria da Escola Dominical tem grande responsabilidade na escolha dos professores; diz a palavra de Deus: “não havendo sábia direção, o povo cai" (Pv11.14 e Hic.10.16).
2. (Classe ...) O professor (a) da Escola Dominical tem que possuir muitas qualidades, entre as quais: manejar muito bem a palavra de Deus, conhecer as doutrinas bíblicas e os assuntos necessários ao bom desempenho de sua missão.
3. TODOS O aluno é o elemento mais importante da Escola Dominical. A (Classe ...) A posição espiritual do professor (a), é de honra e responsabilidade, pois ele ensina por amor a Deus, por gratidão a Deus e porque Deus ordenou (Mt 28.19-21).
4. (Classe ...) O professor (a), tem propósitos no ensino: ganhar almas para Jesus, desenvolver a espiritualidade dos alunos e treinar os alunos para a vida e para o serviço do Mestre.
5. (Classe ...) O professor (a), deve ter preparo espiritual (l Pedro 3.15), intelectual, social, físico, ser disciplinado, paciente, dedicado, comprometido e pontual.
6. (Classe ...) O material usado pelo professor (a), envolve a Bíblia, a revista da Escola Dominical, o esboço da lição, as fontes de consulta, a arrumação da sala, as boas vindas aos alunos e visitantes, os cumprimentos aos aniversariantes e a oração constante.
7. (Classe ...) O professor (a) tem seus métodos de ensino, podendo ser a preleção (Mt. 5.1), perguntas e respostas, o método de discussão, da leitura, das tarefas, o demonstrativo e o audiovisual.
8. (Todo o Departamento Infantil) O professor (a) pode usar como acessórios de ensino: quadro, gravuras, flanelógrafo, projetor, transparência, slides, mapas bíblicos, livros de trabalho, manuais, lápis de cores e cartolina.
9. (Classe ...) O professor (a) precisa ser crente fiel, vestir a camisa de discipulador de Cristo, assíduo, preparar-se com antecedência para as aulas, e entender a Escola Dominical como prioritária e fundamental na construção do reino de Deus.
10. (Superintendência) Afinal a Escola Dominical, está trabalhando no sentido de levar seus alunos à estatura e semelhança de Cristo (Ef. 4. 11-16) e para isto os professores são guia e modelo. O que ensina, esmere-se em fazê-lo (Rm 12.7b).
11. TODOS - "Queridos professores da Escola Dominical da Igreja ..............nós agradecemos a Deus por suas vidas e somos gratos por todo o ensino que nos têm dispensado. Abençoados sejam vocês pelo Senhor, constantemente, por tudo que fazem por nós!'
12. escola existe por causa dele.

Autoria de Ana Maria Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI